

Quanto tempo demora para receber depois de declarar Imposto de Renda?
Após enviar a declaração do Imposto de Renda, uma das dúvidas mais comuns entre os contribuintes é: “em quanto tempo o valor da restituição será pago?”
Afinal, essa é uma etapa aguardada por muitos. No entanto, a resposta depende de alguns fatores, como a data de envio da declaração, a situação cadastral do contribuinte e, ainda, o cumprimento de exigências da Receita Federal. Por isso, é essencial entender como funciona esse processo. A seguir, veja os principais pontos que influenciam no prazo de pagamento da restituição.

Prazo geral para restituição
A restituição do Imposto de Renda é paga em lotes mensais, geralmente entre os meses de maio e setembro. Em primeiro lugar, a Receita Federal organiza um cronograma anual para essas liberações. Em 2025, por exemplo, ela seguirá esse calendário, dando prioridade a alguns grupos específicos. Entre eles, estão idosos, pessoas com deficiência e professores. Posteriormente, os demais contribuintes são incluídos, conforme a data de envio da declaração. Dessa forma, quanto antes você declarar, maiores são as chances de receber nos primeiros lotes.
Quem recebe primeiro?
A ordem de pagamento da restituição obedece a uma fila organizada pela Receita. Por isso, quanto antes a declaração é enviada e quanto mais correta ela estiver, maiores são as chances de estar nos primeiros lotes. Em geral, os primeiros a receber são:

Como consultar a data da restituição?
Você pode acompanhar o andamento da restituição por meio do site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda“. Para isso, basta acessar a aba de restituição para verificar:

O que pode atrasar a restituição?
Nesses casos, a restituição só é liberada depois que a pendência for devidamente regularizada. Entre os principais motivos, alguns fatores que podem atrasar o recebimento incluem:

E se o valor não for pago dentro do calendário?
Se o contribuinte tiver direito à restituição, mas ainda assim não estiver em nenhum dos lotes previstos até setembro, é provável que exista alguma inconsistência na declaração. Nesses casos, é essencial tomar as seguintes medidas:

Saiba mais!
O prazo para receber a restituição do Imposto de Renda pode variar, no entanto, o processo é organizado em lotes e prioriza alguns perfis. Por esse motivo, para receber mais rápido, é recomendável enviar a declaração no início do prazo, sem erros, além de manter seus dados bancários atualizados. Adicionalmente, é fundamental acompanhar o status da sua declaração regularmente, a fim de evitar surpresas.
Está esperando a restituição do IR? Entenda os prazos e evite surpresas. Fale com conosco e te ajudamos a acompanhar tudo de perto!
Compartilhe
Conteúdo